A Biblia toda em um ano

É bom ter metas e um cronograma de leitura bíblica. Para algumas pessoas, porém, estipular um prazo pode tirar todo o prazer de uma leitura devocional.

 Nesse período é sempre a mesma coisa: tempo de ficar frustrado porque não conseguiu completar a leitura da Bíblia em um ano - se é que conseguiu manter uma leitura regular da Escritura...

Surge, então, o fenômeno subsequente: todos voltam para o livro de Gênesis, a fim de começar do zero uma nova tentativa.

Esse clima de frustrações acaba por gerar um desânimo maior para a leitura da Bíblia. A sensação de que é impossível concluir os 66 livros fica mais forte do que qualquer outra impressão para quem usa o mesmo método há tempos.

Uma dica: continue a ler de onde você está. A menos que você tenha parado há muito tempo, é possível pegar o fio da meada e se situar no contexto geral da coisa. Continue até concluir, buscando disciplina e flexibilidade, ou seja: estipulando metas alcançáveis e perseguindo-as diligentemente.

É bom ter metas e um cronograma de leitura bíblica. Para algumas pessoas, porém, estipular um prazo pode tirar todo o prazer de uma leitura devocional - para se tornar o cumprimento de uma tarefa. Avalie com calma para saber se você é uma dessas pessoas.

Dedique-se à leitura da Bíblia. Do seu modo - desde que respeitando os princípios de interpretação. Não detenha a Escritura em um exclusivo instante "a sós com Deus", mas leve-a além - deixe-a invadir cada momento do seu dia. A leitura da manhã pode ser o tema da reflexão de um dia inteiro. A leitura da noite pode ser o tema da reflexão do dia seguinte.

Faça a você mesmo o favor de ler a Bíblia contemplando a sua beleza, relevância, autoridade e atualidade. Ninguém merece ler um texto velho considerado apenas um documento milenar. Aprecie a Escritura, tendo a certeza de que é a Palavra de Deus para a sua vida hoje.

E tenha uma boa leitura
 postado por
pr.Hipolito Cesar
Comments