CASAMENTO 4

ACONSELHAMENTO A  BIBLIA RESPONDE

Pergunta:
Estou vivendo junto com alguém mas não sou casada. O que a Bíblia diz sobre isso? 

 Resposta: A primeira coisa que lhe recomendo é jamais duvidar de que você pertence a Cristo e que na cruz Ele já perdoou todos os seus pecados. Todos nós temos algo na vida que se voltássemos atras faríamos diferente. Mas passado é passado. Jesus veio a este mundo para salvar você. Ele a ama muito!

 Com certeza o grande interessado em que duvidemos da possibilidade do perdão e da restauração é Satanás – o grande inimigo de Deus e do homem. No entanto geralmente ele faz isso de modo bastante sutil. Aprendemos desde pequenos que atos bons são recompensados e que atos maus são punidos. E transferimos isso automaticamente para nosso relacionamento com Deus.

Pensamos: Deus não pode me amar, pois já fiz tantas coisas erradas. Ou então: não consigo “comprar” a salvação, pois ainda faço muitas coisas erradas.

 A grande verdade é que Deus ama até ao maior pecador. A única coisa que ele quer é que reconheçamos que somos maus para que Ele possa nos curar. Basta arrepender-se que Deus lança seus pecados no fundo do mar. E Deus por uma escolha dEle nunca vai lá no fundo do mar buscar de volta estes pecados.

(Isaías 43:25) - Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.

 Outra grande verdade é que nunca poderemos comprar nossa salvação. Ela é um presente de graça, uma dádiva. Nossa obediência é apenas a resposta de gratidão pelo que Deus já fez por nós.

(João 1:12) - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no sEu nome;

 Lembre-se: Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. (Filipenses 2:13)

 Pensando na bondade e no poder de Deus, você vai querer estar cada vez mais pertinho dEle.

Ser uma Cristã, de qualquer denominação, não significa ser uma super pessoa. É apenas amar e seguir fielmente as instruções dAquele que tanto nos amou a ponto de morrer por nós.

 Como você já deve ter percebido, há muitos irmãos que ficam longe do ideal de Deus para eles. Felizmente há outros que seguem a Cristo bem de perto. Quero animá-la a não olhar para os homens e também não temer o julgamento dos homens. Só Deus conhece os corações. Siga a Cristo o mais próximo que você puder.

 Jesus tratava as pessoas não pelo que elas eram mas pelo que poderiam se tornar unidas a Ele. Se por acaso alguém tem tratado mal a você ou ao seu companheiro ou pensado mal de vocês, perdoe a estas pessoas. Nós cristãos nem sempre representamos a Jesus como deveríamos. Mas não deixem de estar perto de Deus por olharem a outros seres humanos falíveis.

 Pode ser que vocês encontrem na igreja pessoas com problemas, não olhem para homens, olhem para Jesus - Ele é o único que lhes pode dar o perdão e a paz.

 Agora o mais importante. Sua situação conjugal diante de Deus.

Creio que Deus tem abençoado a união de vocês. Deu-lhes amor um pelo outro. Mesmo que vocês ainda não estejam casados civilmente, para Deus vocês são marido e mulher.

 Para Deus a união sexual de duas pessoas equivale ao casamento. Jamais pense que para seguir a Deus você terá que largar a pessoa que você ama.

Se for o caso de esperar até que o divórcio de um de vocês dois fique pronto, tenham paciência, e dêem os passos necessários para isso.

 Diante da Bíblia é necessário o casamento civil? Cremos que sim. Deus quer que estejamos em harmonia com as leis dos homens que são justas. A lei do casamento civil é uma lei justa. As autoridades constituídas existem pela permissão de Deus e obedece-las (sempre que não seja exigido transgredir a Lei de Deus) é nossa obrigação.

Romanos 13:1-2 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.

 Por este e outros motivos a igreja de Cristo não pode recebe-los até que vocês se casem civilmente: para estar de acordo com as leis do pais, para confirmar a dignidade do casamento e também para preservar direitos dos filhos.

A exigência do casamento civil é apenas um preparativo necessário para estar em total harmonia com a igreja. Mas não quer dizer que vocês não possam estar em paz com Deus hoje mesmo. Enquanto estão tomando as providências para regularizar o casamento, vocês podem estar seguros da salvação em Cristo.

 Minha oração é que seu esposo deseje também descer as águas batismais juntamente com você.

E se demorar a sair o seu casamento? Bom, você não poderá exercer cargos na igreja até lá. Mas os dons que você recebeu de Deus, pode usa-los mesmo sem ter cargos na igreja. Na verdade é tão importante usar os dons fora da igreja quanto dentro dela.

 Os dons foram dados para ganhar pessoas para Jesus. Se você não pode ser professora dentro da igreja, ensine a Bíblia para pessoas na casa delas, se você não pode ser diaconisa e ficar à porta da igreja, começa a visitar os sofredores que você conhece levando a eles palavras de ânimo e esperança.

 Há muito trabalho para fazer. Ao trabalhar para Deus, você terá a bênção dEle. O maior trabalho que Deus espera de você é dar um bom exemplo, ser uma esposa e mãe dedicada, e amar a Jesus de todo o coração.

 Estaremos orando para que vocês estejam cada dia mais perto de Jesus - o Salvador e Senhor de todos nós.
POR.
PR.HIPOLITO CESAR

Comments